segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O Nordeste é aqui



Um pedacinho do Nordeste, logo ali virando a esquina e chegando a São Cristóvão. Carinhosamente chamado de Feira dos Paraíbas, o reduto faz o maior sucesso entre cariocas e turistas dos mais diferentes lugares, não apenas do Brasil, mas também do exterior. Com quase 700 barracas e cerca de 300mil visitantes por mês, o Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas é uma deliciosa e arretada opção para quem deseja comer bem, se divertir e ouvir boa música.


A gastronomia do lugar merece um capítulo a parte. Até os que não são grandes conhecedores da culinária nordestina se rendem aos pratos que saem fumegantes das cozinhas dos restaurantes. Do jerimum a buchada de bode, opções não faltam para se deliciar e experimentar as receitas da região. E para aqueles que desejam fazer uma verdadeira maratona gastronômica, ainda há o bolo de macaxeira, paçoca, farofa do sertão, arroz de leite e camarão na moranga. Tudo isso regado a muita manteiga de garrafa. Não podemos esquecer também da Carne de sol, sarapatel e galinha a cabidela.


E a carta de drinques? Ah, essa faz o maior sucesso e não apenas por suas misturas, mas também por seus nomes, digamos, diferentes. Afinal, criatividade não falta aos nordestinos. Entre os que mais chamam atenção, estão o pau nas coxas e o viagrinha, um dos mais pedidos na barraca Caipifruta dos Vaqueiros e não faltam curiosos para experimentar os sabores exóticos preparados pelos “barmans”.


E quem resiste a um doce, hein? Para deleite total, as barraquinhas repletas de doces como cocadas dos mais variados sabores, pamonhas e rapaduras fazem a alegria de quem passa pelo local.  Não há como resistir, é de comer rezando. E a degustação não para por aí, de sabor e preço indescritíveis, motivos não faltam para levar esses manjares dos deuses para casa. 


E para fechar com chave de ouro a visita ao paraíso nordestino, um aconchegante forró pé de serra. Ali, em frente ao palco, onde se apresentam as bandas tradicionais com suas sanfonas e triângulos, os casais aparecem aos poucos. Uns mais tímidos e outros nem tantos. Velhos conhecidos ou não, eles fazem a festa e matam um pouquinho da saudade de sua terra. E você está convidado a conhecer uma das feiras mais frequentadas do Rio de Janeiro? E aí, vamos?

Serviço:

Feira de São Cristóvão. Endereço: Campo de São Cristóvão S/N - Pavilhão de São Cristóvão. Tel.: (21) 2580-6946. www.feiradesaocristovao.org.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário