Caderno de receitas

Salada Caprese


Ingredientes:

04 tomates
350 gramas de mussarela de búfala
Folhas de manjericão
Folhas de alface lisa
Pimenta-do-reino branca à gosto
Sal à gosto
Azeite extra virgem à gosto
Vinagre branco à gosto

Modo de preparo:

Forre o fundo de uma travessa com folhas de alface, lavadas e secas. Disponha as rodelas de tomates, formando um círculo. Corte a mussarela em quadrados e coloque por cima do tomate, decore com as folhas de manjericão.Tempere com um molho feito com 3 partes de azeite para 1 de vinagre. Tempere com sal a gosto. Por cima, polvilhe a pimenta e sirva.

Pudim de leite condensado


Ingredientes:

03 ovos
01 lata de leite moça
01 medida da lata de leite moça de leite
03 colheres de açúcar

Modo de preparo:

Bata no liquidificador os ovos, o leite condensado e o leite por 3 minutos. Depois, faça uma calda com o açúcar e deixe esfriar um pouco, coloque-a em uma forma com furo no meio, coloque o pudim sobre a calda
Leve ao forno pré-aquecido em fogo baixo por 40 minutos. Depois de esfriar, leve à geladeira por 1 hora e sirva em seguida. 

Almôndegas


Ingredientes:

300 gramas de carne moída
01 dente de alho amassado
01 tomate picado sem pele e sem sementes
½ cebola ralada
½ xícara de chá de aveia em flocos
Sal e orégano a gosto
Molho de tomate pronto

Modo de preparo:

Em uma vasilha, coloque a carne moída, a cebola ralada, o alho, a aveia em flocos, o tomate e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Misture bem. Modele as almôndegas no tamanho que preferir. Coloque-as em uma assadeira untada, regue com azeite e deixe até dourar. Retire-as, coloque-as em uma travessa, acrescente o molho de tomate e sirva em seguida.

Beijinho


Ingredientes:

01 lata de leite condensado
01 colher de sopa de margarina sem sal
01 xícara de chá de coco ralado

Modo de preparo:

Em uma panela, misture o leite condensado, a margarina e o coco ralado e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo. Coloque a mistura em um prato fundo untado com manteiga, espalhe bem e deixe esfriar.

Faça pequenas bolinhas com as mãos untadas com margarina e passe-as sobre o coco ralado para confeitar. Decore cada beijinho com um cravo.

Salpicão


Ingredientes:

02 peitos de frango médio
02 tabletes de caldo de galinha
02 cenouras grandes raladas
03 colheres de sopa de maionese
100g de batata palha
Sal a gosto
Uva passa a gosto
Água

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque os peitos de frango, o caldo e cubra com água, acrescente sal a gosto. Cozinhe por aproximadamente 40 minutos. Deixe esfriar e desfie em seguida.

Em uma travessa, coloque o frango, a cenoura ralada, a uva passa, a batata palha e por último a maionese. Sirva em seguida.


Flan de chocolate


Ingredientes:

01 lata de leite condensado
01 lata de creme de leite sem o soro
01 xícara de chocolate em pó
01 pacotinho de gelatina sem sabor

Modo de preparo:

No liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite, o chocolate em pó e a gelatina dissolvida, depois coloque em uma forma e leve para geladeira até ficar firme. Enfeite com raspas de chocolate. Sirva em seguida.


Pastel de forno


Ingredientes:

03 xícaras de chá de farinha de trigo
150g de margarina
01 ovo
01 colher de chá de sal
01 colher (sopa) de vinagre
01 gema para pincelar
Um pouco de água morna para dar liga na massa
Recheio de sua preferência.

Modo de preparo:

Em uma vasilha misture a farinha, a margarina, o ovo, o sal e o vinagre. Amasse bem até a massa ficar homogênea. Envolva-a em papel filme e leve à geladeira por 30 minutos. Abra a massa com o rolo em superfície enfarinhada, corte-a em 20 pedaços, distribua o recheio, feche os pastéis e pincele com a gema. Asse em forno pré-aquecido.


Mousse de abacaxi


Ingredientes:

01 lata de leite condensado
01 lata de creme de leite sem soro
250 ml de suco de abacaxi natural e sem açúcar
01 pacote de gelatina em pó incolor e sem sabor
01 abacaxi pequeno cortado em cubos para decorar

Modo de preparo:

Faça a gelatina e reserve. Em um liquidificador, coloque o leite condensado, o creme de leite, o suco de abacaxi e a gelatina. Bata bem por um minuto ou até que fique homogêneo. Despeje o creme em uma forma e leve á geladeira por 4 a 6 horas.
Faça uma calda com o abacaxi, deixe-o na panela até que solte bastante água, depois passe-o na peneira.O liquido será a calda. Retire o mousse da geladeira, acrescente a calda e decore com pedaços de abacaxi. Sirva em seguida.


Strogonoff de frango


Ingredientes:

500g de peito de frango (sem osso) picado em cubos pequenos
01 cebola picadinha
02 dentes de alho amassados
01 lata milho verde em conserva
01 caixa de creme de leite
Cheiro verde
Sal a gosto
Pimenta do reino
Batata palha

Modo de preparo:

Doure a cebola em pouco óleo, acrescente o frango temperado com sal, alho, pimenta do reino e refogue. Adicione dois copos de água para cozinhar. Assim que diminuir o caldo, acrescente o milho. Antes que seque totalmente, apague o fogo, adicione o creme de leite e o cheiro verde. Sirva com batata palha, arroz branco e salada.


Doce de Mamão


Ingredientes:

01 kg de mamão bem verde
01 kg de açúcar
01 ½ litro de água
01 colher de sopa de bicarbonato

Modo de preparo:

Limpe o mamão e retire as sementes. Com um ralador de queijo faça fitas finas no mamão, aproveitando toda a fruta. Enrole cada uma das fitas como um caracol e vá costurando, uma a uma com agulha e linha grossa, formando um colar. Coloque este colar de caracóis de mamão de molho numa vasilha com água por 24 horas. Troque a água várias vezes. Na última água, coloque o bicarbonato e espere 1 hora. 
Depois lave bem os caracóis em água corrente. Numa panela em fogo médio com água, coloque os caracóis e deixe ferver até que o mamão fique transparente. 
Desligue o fogo e escorra bem a água. Acrescente o açúcar, tampe a panela e deixe por 10 a 15 minutos até que o açúcar derreta e se transforme em uma calda. Desligue o fogo, deixe esfriar e coloque em vidros esterilizados. Depois de aberto o doce dura até 8 dias em geladeira.


Risoles de camarão


Ingredientes:

Massa:
01 xícara de chá de farinha de trigo
01 xícara de chá de leite
01 colher de sopa de manteiga
02 ovos
½ colher de chá de sal
Farinha de rosca
Óleo para fritar
Recheio:
200 gramas de camarão pequenos
02 colheres de sopa de óleo
½ cebola picada
01 dente de alho picado
01 colher de sopa de salsinha picada
01 tomate sem pele e sem sementes
Sal e pimenta-do-reino à gosto

Modo de preparo:

Prepare o recheio colocando o óleo em uma frigideira, leve ao fogo e acrescente a cebola e o alho. Refogue e acrescente o tomate picado. Cozinhe até que o líquido evapore, acrescente os camarões e refogue por cerca de três minutos. Tempere com o sal, a pimenta-do-reino e a salsinha picada, se o recheio ficar muito líquido, acrescente um pouco de farinha de trigo para engrossar levemente. Deixe esfriar.
Prepare a massa, colocando em uma panela o leite, a manteiga, o sal e leve ao fogo. Assim que ferver, apague o fogo e despeje a farinha de uma vez só. Misture bem e leve ao fogo novamente para cozinhar, mexendo até que a massa solte da panela. Deixe esfriar.
Espalhe farinha de trigo em uma superfície lisa e abra a massa. Com um copo, corte-a em círculos, coloque um pouco de recheio no meio de cada um e feche-os como pastéis. Bata levemente os ovos em uma tigela e em outro recipiente, coloque farinha de rosca.
Passe os risoles pelo ovo batido, em seguida pela farinha de rosca e coloque-os pra fritar em uma frigideira grande com bastante óleo. Seque-os em papel absorvente e sirva em seguida.


Bomba de chocolate


Ingredientes:

07 colheres de sopa de manteiga
01 xícara de chá de água
01 xícara de chá de farinha de trigo
03 ovos
02 xícaras de chá de leite condensado
02 xícaras de chá de creme de leite
03 gemas
01 colher de sopa de essência de baunilha
02 xícaras de chá de chocolate meio amargo picado
01 ovo batido para pincelar
Manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar a assadeira

Modo de preparo:

Em uma panela derreta a manteiga, acrescente a água e, aos poucos, a farinha de trigo. Deixe cozinhar em fogo médio, sem parar de mexer, até que fique homogêneo e a massa solte do fundo da panela. Retire do fogo e deixe esfriar. Em seguida, acrescente os ovos, misture bem e coloque em um saco de confeitar. Molde as bombas em uma assadeira untada e enfarinhada, pincele com o ovo batido e leve para assar no forno pré-aquecido a 150ºC por cerca de 40 minutos ou até dourar.
Recheio
Em uma panela misture o leite condensado, o creme de leite, as gemas, a essência de baunilha e, sem parar de mexer, deixe no fogo médio por 15 minutos ou até que engrosse. Derreta o chocolate em banho-maria e despeje no creme. Misture até que fique homogêneo. Deixe esfriar e, em seguida, recheie as bombas.


Nhoque de batatas


Ingredientes:

Massa:
15 batatas grandes cozidas
02 gemas de ovo
01 pitada de sal
02 colheres de (sopa) de amido de milho (Maizena)
01 colher de (sobremesa) de óleo
01 kg de farinha de trigo
Recheio:
01 kg de carne moída
01 cebola grande picada em cubo
02 dentes de alhos amassados
01 pitada de sal
01 caldo de carne
02 embalagens de molho pronto
Cheiro verde e azeite à gosto

Modo de preparo:

Massa:
Cozinhe as batatas em uma panela de pressão, desligue a panela após 5 minutos que pegar pressão. Em seguida, amasse as batatas, ainda quentes, com um espremedor e deixe esfriar. Acrescente as gemas peneiradas, o sal, o amido de milho, o óleo, coloque a farinha aos poucos e sove a massa. Unte uma mesa com farinha e vá enrolando-a em tiras e corte-as do tamanho que preferir. Aqueça água com sal e óleo em uma panela. Coloque o nhoque e espere ferver, quando ele subir à superfície, tire-o da água e coloque-o em um escorredor de macarrão para esfriar.
Recheio:
Tempere a carne moída com sal, alho e um pouco de azeite. Frite a carne até que ela fique bem soltinha e sem queimar, vá amassando com uma escumadeira para não empelotar, acrescente a cebola e frite mais um pouco, coloque o caldo de carne e por último o molho, deixe ferver e coloque o cheiro verde.
Montagem:
Em um refratário de vidro, coloque um pouco do molho e em seguida o nhoque, depois a outra parte do molho, se preferir coloque mussarela ralada. Leve ao forno até derreter a mussarela por aproximadamente 10 minutos.


Pavê de Maracujá


Ingredientes:

Para a mousse
01 lata de leite condensado
01 lata de creme de leite sem soro
01 garrafa de suco de maracujá concentrado
01 pacote de biscoito champanhe 180 g
Para o suspiro
04 claras
04 colheres de sopa de açúcar
Para a calda
Polpa de 02 maracujás
½ xícara de chá de água
04 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo:

Bata o leite condensado, o creme de leite e o suco de maracujá no liquidificador por 15 minutos e depois coloque a mistura em uma travessa. Bata as claras em neve com o açúcar até virar um suspiro e reserve. Para a calda, leve ao fogo a água e o açúcar, deixe reduzir por dez minutos
Montagem:
Sobre a mousse, coloque os biscoitos, sem seguida espalhe o suspiro e leve ao forno pré-aquecido por 05 a 08 minutos. Retire do forno, coloque a calda e coloque na geladeira por 15 minutos. Sirva em seguida.

Escondidinho de frango


Ingredientes:

1kg de batatas
1/3 de copo de leite
01 colher de manteiga
01 colher de cha de sal
200g de presunto
300g de mussarela
01 peito de frango desfiado
01 lata de milho verde
01 lata de ervilha
01 sache de molho de tomate
½ cebola picada
Azeitonas sem caroço picadas
02 envelopes de caldo de frango
½ copo de água
Cheiro verde a gosto
Queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas e amasse bem, coloque em uma panela, acrescente o leite, a manteiga e o sal e faça um purê e reserve. Em outra panela, doure a cebola com azeite e acrescente o frango, o milho verde, a ervilha, as azeitonas e o molho de tomate e mexa bem. Coloque a água e o caldo de frango e deixe ferver até que o molho fique bem sequinho, desligue, acrescente o cheiro verde e reserve.
Unte um refratário com manteiga e forre o fundo com a metade do purê, coloque o molho e em seguida o presunto e metade da mussarela, cubra com a outra parte do purê e a mussarela, salpique queijo ralado e leve ao forno por 20 min. Sirva em seguida.


Margarita



Ingredientes:

01 fatia de limão
02 colheres de chá de suco de limão
02 colheres de chá de licor Cointreau
01 dose de tequila
Gelo

Modo de preparo:

Passe a fatia de limão na borda de uma taça. Para fazer a crosta de na taça, encoste a borda da mesma em um prato com sal.
Coloque em uma coqueteleira, o suco de limão, o licor, a tequila e os cubos de gelo. Agite bem e despeje na taças, sem o gelo. Sirva em seguida.


Arroz doce



Ingredientes:

01 xicara de chá de arroz
02 xicaras de chá de água
02 xicaras de chá de leite
01 lata de leite condensado
01 vidro de leite de coco
01 canela em pau
02 gemas
Raspinhas da casca de 1 limão siciliano
Canela em pó a gosto para polvilhar depois de pronto

Modo de preparo:

Cozinhe o arroz com a água e a canela até secar. Coloque o leite, o leite de coco,o leite condensado e deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo sempre. Desligue e coloque as raspinhas da casca de limão, as gemas e mexa rapidamente. Coloque em tacinhas e polvilhe canela em pó por cima. Serva morno ou gelado.


Salada Waldorf


Ingredientes:


01 maçã
02 talos de salsão, em cubos
01 xícara de uvas
Suco de 1 limão
02 colheres de sopa de maionese ou iogurte natural
½ xícara de nozes

Modo de preparo:

Corte a maçã em cubos e misture com o suco do limão. Adicione o salsão, as uvas e a maionese ou iogurte natural e misture bem. Por último, acrescente as nozes e sirva.


Torta de chocolate



Ingredientes:

04 xícaras de trigo
04 xícaras de achocolatado em pó
02 colheres de sopa de fermento em pó
04 ovos inteiros
03 xícaras de açúcar
400 g de manteiga
02 xícaras de água quente
03 colheres de cacau em pó
01 pacote de 100 g de coco ralado
02 latas de leite condensado
01 caixa de creme de leite

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque o trigo, o achocolatado e o fermento, misture tudo e reserve.
No liquidificador, coloque os ovos, o açúcar, a manteiga e a água quente, misture tudo e bata. Em seguida, acrescente a mistura do recipiente e mexa bem. Despeje em duas formas untadas e leve-as ao forno por aproximadamente 35 minutos. Depois de fria, desenforme e retire a casquinha para colocar o recheio.
Recheio:
Misture a lata de leite condensado, o coco ralado, uma colher pequena de manteiga e leve ao fogo até desgrudar da panela. Coloque esse recheio no bolo que fica embaixo e cubra com o outro bolo
Cobertura:
Misture uma lata de leite condensado, três colheres de cacau em pó ou achocolatado em pó, uma colher de sopa de manteiga e leve ao fogo até engrossar. Depois de frio, acrescenta uma caixa de creme de leite, mistura bem e cubra o bolo. Decore com morangos ou raspas de chocolates.


Pão de ervas



Ingredientes:

01 xícara de chá de leite
02 ovos
½ xícara de chá de óleo
03 colheres de sopa de açúcar
01 colher de café de sal
02 tabletes de fermento para pão
03 xícaras de chá de farinha de trigo
¹/² xícara de chá de nozes ou castanha do Pará picadas
01 colher de sobremesa de orégano desidratado
01 colher de sobremesa de alecrim desidratado
01 colher sobremesa de tomilho desidratado

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o leite morno, ovos, óleo e o fermento esfarelado até transformar em uma mistura homogênea. Acrescente o açúcar e o sal e bata mais um pouco. Em um recipiente, coloque a mistura e adicione a farinha de trigo, mexa até a massa ficar lisa e fazer bolhas grandes. Acrescente as ervas e os grãos.
Coloque a massa em uma forma para pão untada e polvilhada de farinha de trigo. Espere dobrar de volume e asse em forno pré-aquecido a 150°C por 20 minutos e, em seguida, a 180°C até dourar. Desenforme ainda morno.

Cuca de banana



Ingredientes:

01 xícara de açúcar
½ xícara de manteiga
04 ovos separados
½ xícara de leite
02 xícaras de farinha de trigo
01 colher de sopa de fermento em pó
01 pitada de sal
06 bananas cortadas em fatias
Açúcar e canela à gosto para polvilhar

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno. Bata bem o açúcar, a manteiga e as gemas até formar um creme. Acrescente o leite, intercalando com a farinha, o fermento e o sal. Bata as claras em neve e junte a mistura anterior. Ponha a massa sobre a assadeira, arrume as fatias de banana, polvilhe com o açúcar e a canela e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Deixe esfriar e sirva em seguida.


Arroz com brócolis



Ingredientes:

02 colheres de sopa de óleo
01 xícara de arroz
01 maço de brócolis picado
01 cubo de caldo de legumes
02 xícaras de água fervente
01 xícara de queijo minas frescal cortado em cubos

Modo de preparo:

Em uma panela média, aqueça o óleo em fogo médio e refogue o arroz por dois minutos. Acrescente o brócolis e refogue por mais um minuto. Dissolva o cubo de caldo de legumes na água fervente e acrescente ao arroz.
Cozinhe em fogo médio, com a panela parcialmente tampada, por dez minutos ou até começar a secar o líquido. Abaixe o fogo e cozinhe, com a panela tampada, por mais cinco minutos ou até o arroz ficar macio e soltinho. Adicione o queijo e misture rapidamente. Sirva em seguida.


Brigadeiros



Ingredientes:

02 colheres de sopa de margarina
01 lata de leite condensado
03 colheres de sopa de chocolate em pó.
Granulado

Modo de preparo:

Em uma panela, derreta a margarina, acrescente o leite condensado e misture bem. Depois coloque o chocolate em pó e mexa até o brigadeiro desgrudar da panela, enrole e passe no granulado. Deixe na geladeira por uma hora e sirva em seguida. 


Batatas recheadas


Ingredientes:


03 batatas grandes
01 calabresa picada
½ cebola picada
02 dentes alho
½ brócolis
Catupiry e mussarela a gosto

Modo de preparo:

Lave bem as batatas, se optar por usá-las com casca, coloque-as em uma panela de pressão com água e sal, quando a panela pegar pressão, desligue o fogo e deixe esfriar, depois faça um corte nas batatas na horizontal e retire a polpa deixando-as finas, porém firme, sem furos.

Refogue a calabresa com a cebola e o alho, misture o catupiry, a mussarela e o brócolis. Recheie as batatas. Coloque as batatas recheadas em uma forma untada com azeite e cubra com papel alumínio. Leve ao forno por 50 minutos ou até assar bem as batatas. Retire o papel alumínio e deixe até dourar. Sirva em seguida.


Coquetel de manga





Tire a polpa de 02 a 03 mangas bem maduras e passe-as em peneira fina ou liquidificador. Junte ao suco de mangas, o suco de 02 laranjas.

Adicione à mistura uma colher de xarope de groselha, um copo de vinho doce e 04 colheres de sopa de gelo moído.

Perfume com água de flor ou algumas gotas de licor. Sirva gelado.


Quiche Lorraine



Ingredientes:

Massa
360gramas de farinha de trigo
140 gramas de manteiga sem sal gelada e picad
04 colheres de sopa de creme de leite fresco
01 ovo grande ligeiramente batido
15 gramas de sal 

Recheio
100g de bacon em cubos aferventados e frito
100 gramas de presunto picado
120 gramas de queijo prato ralado grosso 

Cobertura
400 gramas de creme de leite
Sal à gosto
02 ovos grandes ligeiramente batidos
Pimenta do reino branca à gosto
Noz Moscada à gosto

Modo de preparo:

Massa:
Coloque a farinha de trigo em uma tigela e adicione a manteiga picada e o sal, vá esfarelando até obter uma farofa bem úmida. Junte os demais ingredientes e amasse delicadamente com a ponta dos dedos até obter uma massa lisa e macia. Deixe na geladeira por 30 minutos.
Recheio:
Misture todos os ingredientes e reserve.
Cobertura:
Junte todos os ingredientes da cobertura, envolve delicadamente e tempere a gosto, então reserve.
Montagem:
Coloque a massa no fundo e lateral de uma forma redonda, fure o fundo com um garfo, e espalhe o recheio, coloque a cobertura em seguida. Leve para assar em forno pré- aquecido na temperatura de 180c°, até que esteja bem dourado.


Arroz de lentilha



Ingredientes:

500g de arroz branco
01 dente de alho picado
01 cebola picada
01 colher de óleo
04 xícaras de água quente
250g de lentilha
02 dentes de alho amassados
01 tablete de caldo de carne
04 cebolas grandes cortadas em rodelas
02 xícaras de farinha de trigo
Sal e noz-moscada o gosto

Modo de preparo:

Refogue o alho e a cebola picada no óleo aquecido e junte o arroz. Frite-os até começar a pegar no fundo da panela. Cuidado para não queimar. Adicione a água quente, mexa e tempere com o sal. Cozinhe até o arroz ficar macio. Se necessário, adicione mais água quente. Reserve. Cozinhe a lentilha em água fervente até ficar macia, porém firme. Escorra e refogue-a com o alho amassado, o caldo de carne e o sal. Deixe-a sequinha e al dente (cozida, mas firme). Depois de pronta, misture, com o arroz branco e reserve. Passe as rodelas de cebola na farinha de trigo e frite-as em óleo bem quente. Coloque as cebolas sobre uma folha de papel absorvente para retirar o excesso de gordura, polvilhe com a noz-moscada e misture-as ao arroz com lentilha. Sirva quente ou na temperatura ambiente e regue com azeite a gosto.

Dica: Para ganhar tempo, faça o arroz e a lentilha de manhã e frite as cebolas 2 horas antes de servir. Aqueça o arroz na hora e decore com as cebolas.


Torta de sorvete



Ingredientes:

01 vidro grande de creme de avelã
01 pacote de biscoito tipo maisena
Sorvete sabor creme
Raspas de Chocolate
Geléia de morangos

Modo de preparo:

Triture os biscoitos no liquidificador. Misture o biscoito triturado com o creme de avelã e coloque em uma forma de fundo falso. Coloque o sorvete de creme na forma e leve ao freezer por 1 hora. Leve a geléia de morangos ao microondas por 1 minuto. Despeje as raspas de chocolate e a geléia ainda morna sobre a torta e sirva em seguida.


Rabanadas



Ingredientes:

01 lata de leite condensado
01 lata de leite
03 ovos
04 pães em fatias
Açúcar e canela-da-china em pó à gosto

Modo de preparo:

Misture o leite condensado e o leite. Bata com o garfo os ovos. Esquente uma frigideira com óleo, mas não deixe ficar tão quente. Passe bem as fatias de pão na mistura de leite e depois nos ovos batidos. Frite até dourar de ambos os lados. Passe no açúcar com canela e sirva.

Tiramisu clássico



Ingredientes:

02 caixas de biscoito champanhe com açúcar fino (40 biscoitos)
02 xícaras de chá de água quente
1/4 de xícara de chá de açúcar
05 colheres de chá de café solúvel
1/4 de xícara de chá de licor de café
02 colheres de chá de essência de baunilha
01 pote de queijo mascarpone (250g)
03 colheres de sopa de açúcar
02 xícaras de chá de creme de leite fresco gelado
02 colheres sopa de cacau em pó
Casca de 1 limão em tiras finas

Modo de preparo:

Forre o fundo de um refratário com metade dos biscoitos e reserve. Numa tigela média, misture bem a água quente, o açúcar, o café solúvel, o licor e a baunilha. Regue os biscoitos com metade dessa mistura e reserve os dois. Numa tigela, misture o mascarpone com duas colheres de sopa do açúcar e reserve. Na batedeira, bata o creme de leite até obter picos firmes.
Acrescente o mascarpone reservado ao creme de leite batido e misture delicadamente com uma espátula. Espalhe metade dessa mistura sobre os biscoitos no refratário. Umedeça os biscoitos champanhe na mistura de café que sobrou e arrume-os numa camada só sobre o mascarpone. Cubra com o mascarpone restante e deixe na geladeira por duas horas. Misture o açúcar restante com o cacau. Polvilhe o tiramisu com essa mistura. Decore com a casca de limão e sirva.


Caipirinha de limão



Ingredientes:

06 limões (thaiti ou galego)
06 doses 50ml. de boa cachaça
05 colheres de sopa de açúcar
Bastante gelo

Modo de preparo:

Corte 06 rodelas para enfeitar os copos, o restante coloque em uma jarra de vidro, com a ajuda de uma colher de pau amasse os limões, tendo cuidado para não amassar muito as cascas, coloque a cachaça o açúcar e o gelo, misture bem, enfeite os copos com as rodelas de limão e despeje um pouco da caipirinha em cada um deles.
Sirva a seguir.


Sanduíche de atum



Ingredientes:

04 fatias de pão integral light
1/2 cenoura ralada
01 lata de atum light
01 tomate cortado em rodelas
01 colher de sobremesa de azeite extravirgem
01 colher de café de salsinha picada

Molho:
02 colheres de sopa de leite desnatado
01 ovo cozido e picado
01 colher de sobremesa de molho de mostarda

Modo de preparo:

Para o molho: Em uma tigela pequena, misture o leite, o ovo e a mostarda e reserve. Doure o pão na torradeira e monte o sanduíche com camadas do molho, da cenoura, do atum separado em lascas e do tomate. Regue com o azeite e polvilhe a salsinha.


Mousse de limão


Ingredientes:


01 lata de leite condensando
01 lata de creme de leite
1/2 xícara de suco de limão puro, sem água.

Modo de preparo:

Coloque no liquidificador o creme de leite (com soro mesmo) e o leite condensado, bata um pouco e depois vá acrescentando o suco do limão aos poucos até ele ficar bem consistente. Leve à geladeira por três horas.


Penne a parisiense



Ingredientes:

500g de macarrão tipo penne
02 colheres de sopa de farinha de trigo
02 xícaras de leite
02 colheres de sopa de ervilhas
02 colheres sopa de manteiga
01 pacotinho de creme de leite
01 colher de chá de sal ou 1 tablete de caldo de frango
1/2 xícara de frango desfiado
1/2 xícara de queijo mussarela em cubos
1/2 xícara de presunto em cubos
1/2 xícara de cebola picada
1/2 saquinho de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Cozinhe o penne até que ele fique al dente e reserve. Em uma panela, coloque a manteiga e a cebola picada, misture até dourar. Acrescente o trigo e o leite, sempre alternando, coloque a ervilha, o frango, o queijo ralado, sal à gosto, o caldo de frango e o creme de leite, mexendo até formar um creme. Para montar o prato, misture o creme com o macarrão e em seguida coloque por cima o queijo e o presunto.


Pudim de coco



Ingredientes:

01 leite Condensado
01 garrafa de Leite de Coco
06 ovos inteiros 
01 colher de sopa de Maizena
120 g de caramelo

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes em uma batedeira e leve ao forno em uma forma previamente untada com o caramelo. Deixe assar por 30 minutos. Desenforme o pudim frio e sirva inteiro ou em fatias cobertas de caramelo e coco ralado.

Risoto de camarão



Ingredientes:

03 copos de arroz arbóreo
06 a 07 copos de água fervente
01 cubo de caldo de peixe
400 gramas de camarão limpo
Azeite
Suco de 1 limão
01 cebola média bem picadinha
03 dentes de alho amassados
01 copo de vinho branco
02 batatas picadas em cubinhos
10 tomates cereja cortados ao meio
1 colher de manteiga (ou margarina)
½ copo de cebolinha picada
Sal e pimenta a gosto
Queijo parmesão ralado para servir

Modo de preparo:

Coloque a água e o caldo de peixe em uma panela e deixe ferver. Em outra panela, aqueça um fio de azeite e acrescente os camarões, o sal, a pimenta e o limão. Deixe cozinhar por cerca de 4 minutos e logo após retire os camarões. Reserve.
Na mesma panela, doure o alho e a cebola. Em seguida, coloque o arroz e mexa bem, por cerca de 3 minutos. Adicione uma concha da água fervente. Misture cuidadosamente até que o arroz tenha absorvido todo o caldo, adicione o vinho e misture até que o líquido seja incorporado. Coloque as batatas cortadas e mexa. Depois, vá colocando uma concha de água de cada vez e mexendo, até que o arroz fique al dente. Acrescente os camarões.
Desligue o fogo, coloque uma colher de manteiga e misture delicadamente. Decore com os tomates cereja e a cebolinha.


Panquecas de carne

Ingredientes:

02 copos de leite
02 copos de farinha de trigo(se necessário acrescente mais, tem que ficar igual massa de bolo)
01 ovo
Sal

Para o recheio de carne
02 colheres (sopa) de óleo
01 cebola picada
02 dentes de alho amassados
1/2 kg de carne moída
Sal e pimenta-do-reino
Azeitonas
Molho de tomate (suficiente para não deixar seco, mas não deixe muito caldo)
Cheiro-verde picado

Modo de preparo:

Massa: bata no liquidificador todos os ingredientes. Frite em frigideira untada. As panquecas devem ficar finas. Recheie as panquecas e enrole. Recheio: Aqueça o óleo e frite a cebola e o alho. Junte a carne moída e frite em fogo forte. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Adicione o cheiro-verde e azeitonas é o molho. Sugestão: Molho branco com espinafre ou Molho vermelho a bolonhesa.


Creme Brulee



Ingredientes:

10 gemas de ovos
250 gramas de açúcar
01 litro de creme de leite fresco
½ fava de baunilha
açúcar de confeiteiro

Modo de preparo:

Em uma panela colocar as gemas, o açúcar, o creme de leite e a baunilha raspada. Misture bem com uma colher e leve a mistura ao fogo em banho maria até formar uma fina camada ao redor da colher.Distribuia o creme entre seis tigelinhas refratárias (que possam ir ao forno) e cubra com um papel alumínio individual. Deixe descansar na geladeira por 4 horas.
Pré-aqueça o forno a 160°C. Coloque uma assadeira retangular com água para aquecer. Coloque as tigelinhas na assadeira que está no forno e deixar assar por 1 hora em banho maria. Retire a assadeira do forno e as tigelinhas do banho maria. Deixe esfriar e leve à geladeira para resfriar. No momento de servir, polvilhe açúcar sobre toda a superfície do creme.
Com um maçarico caramelize o açúcar ou Coloque uma colher de sopa na chama do fogão para aquecer bem. Use uma luva para não se queimar. Encoste as costas da colher quente na superfície do creme, fazendo movimentos circulares, para caramelizar o açúcar. Caso haja necessidade, repitar a operação até caramelizar toda a superfície não deixando queimar demais o açúcar.




Caldinho de feijão



Ingredientes:

01 xícara de chá de feijão mulatinho
04 xícaras de chá de água
01 folha de louro
30 gramas de bacon
01 paio pequeno
02 colheres de sopa de cebola picada
02 dentes de alhos picados
01 colher de sopa de pimentão picado
Cebolinha e coentro picados
Sal e pimenta-do-reino à gosto

Modo de preparo:

Coloque o feijão de molho em água fria por quatro horas. Escorra. Retire a pele do paio, coloque em uma panela de pressão, acrescente o feijão e a folha de louro. Cubra com água, tampe a panela e leve para cozinhar por cerca de 35 minutos. Deixe esfriar na panela. Retire o paio e corte-o em fatias finas. Reserve.
Pique o bacon e coloque-o em uma panela com azeite de oliva. Leve ao fogo baixo para que o bacon libere sua gordura. Quando a gordura estiver bem quente, adicione a cebola, o alho e o pimentão picado. Refogue bem e despeje na panela com o feijão. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Leve ao fogo novamente e ferva por dez minutos.
Deixe amornar e bata no liquidificador. Passe em uma peneira e mantenha aquecido. Coloque algumas fatias de paio no fundo de canequinhas de cerâmica e despeje o caldinho quente. Salpique por cima, cebolinha e coentro. Como acompanhamento, torresmo.


Biscoitinhos de nata



Ingredientes:

01 copo (americano) de nata
01 copo (americano) de açúcar
01 ovo
01 colher (sopa) de margarina
01 pitada de sal
01 colher (sopa) de fermento em pó
500 g de amido de milho

Modo de preparo:

Em uma vasilha coloque a nata, o açúcar, o ovo e a margarina. Misture bem até obter uma massa homogênea. Depois acrescente o sal, o fermento e o amido de milho (aos poucos).
Amasse bastante até o ponto de enrolar.
Faça pequenos anéis e leve para assar em forma untada a uma temperatura média por aproximadamente 20 a 30 minutos. Espere esfriar para retirar da assadeira.
Variação: Para fazer biscoitinhos mesclados, acrescente 02 colheres (sopa) de rum e 02 colheres (sopa) de chocolate em pó em 1/3 da massa. Junte uma parte da massa branca e uma parte menor da massa escura e prenda nas extremidades. Faça os anéis e leve para assar.


Croquetes de Caranguejo



Ingredientes:

250 gramas de carne de caranguejo
01 cebola pequena picada
03 colheres de sopa de óleo
¼ de xícara de chá de manteiga
¼ de xícara de chá de farinha de trigo
01 e ½ xícara de chá de leite
01 colher de sopa de salsinha picada
01 colher de chá de molho de pimenta-vermelha
Farinha de rosca para empanar
Sal e pimenta-do-reino à gosto.

Modo de preparo:

Limpe bem a carne do caranguejo. Pique finamente a cebola. Coloque o óleo em uma frigideira e acrescente a cebola. Refogue até que a cebola esteja macia, retire do fogo e reserve. Em uma panela pequena, coloque a manteiga e a farinha de trigo, leve ao fogo e cozinhe a farinha na manteiga por 02 a 03 minutos. Acrescente o leite aos poucos, misturando sem parar. Acrescente o refogado da cebola e cozinhe por cerca de 15 minutos ou até obter um creme com a textura de um mingau grosso.
Retire do fogo e acrescente a carne do caranguejo, a salsinha, a pimenta-vermelha, o sal e a pimenta do reino. Espalhe em uma assadeira e leve à geladeira para esfriar. Coloque uma quantidade abundante de óleo para aquecer em uma frigideira. Molde os croquetes com a mão, passe pela farinha de rosca e retire o excesso. Frite até que estejam bem dourados. Escorra em papel absorvente e sirva acompanhado de gomos de limão.


Torta de frutas secas




Ingredientes:

01 e ½ xícara de chá de frutas cristalizadas
½ xícara de chá de nozes ou amêndoas picadas
02 colheres de sopa de margarina
½ xícara de chá de água fervente
¼ de xícara de chá de suco de laranja
01 colher de sopa de raspas de casca de laranja
01 xícara de chá de açúcar
½ colher de chá de essência de amêndoas
02 ovos
01 e ½ xícara de chá de farinha de trigo
½ xícara de chá de maisena
¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio
02 colheres de chá de fermento em pó
½ colher de chá de sal

Modo de preparo:

Pique as nozes e as frutas cristalizadas. Coloque a margarina em uma vasilha e despeje sobre ela a água fervente, mexendo até dissolvê-la. Deixe esfriar. Incorpore as raspas da casca e o suco de laranja. Adicione o açúcar, a essência, os ovos levemente batidos, as frutas e as nozes.
Peneire os ingredientes secos e misture-os à preparação anterior. Asse em forno regular, em uma forma de pudim untada e enfarinhada, por cerca de 45 minutos ou até secar. Retire do forno, desenforme e deixe esfriar. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e decore a gosto. 


Pão-de-ló de chocolate



Ingredientes:

Massa:
08 ovos separados
04 colheres de sopa de açúcar
04 colheres de sopa de farinha de trigo
04 colheres de sopa de chocolate em pó
01 colherinha de café de fermento em pó
Recheio:
04 xícaras de chá de açúcar
02 colheres de sopa de mel
03 colheres de sopa de manteiga
01 pitada de sal
01 xícara de chá de leite
02 xícaras de chá de chocolate em pó
Morangos para  enfeitar

Modo de preparo:

Prepare a massa de seguinte modo: Bata as claras em neve, junte as gemas uma a uma, acrescente o açúcar aos pouquinhos e continue a bater. Misture a farinha com o fermento e o chocolate e peneire por 3 vezes. Adicione lentamente a mistura de farinha às claras e gemas batidas, batendo um pouco mais. Asse em forno quente por cerca de meia hora em uma forma untada com manteiga forrada com papel-manteiga e polvilhada com farinha de trigo.

Prepare o recheio misturando todos os ingredientes e levando a mistura ao fogo por cerca de 10 minutos, mexendo sempre. Use a metade do recheio para rechear o pão-de-ló e a outra metade para enfeitá-lo com morangos.


Suflê de bacalhau




Ingredientes:

½ quilo de bacalhau
300 gramas de batatas
½ xícara de chá de leite
05 ovos separados
02 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
02 colheres de sopa de manteiga ou margarina
Farinha de rosca
Sal à gosto

Modo de preparo:

Limpe o bacalhau, remova a pele e as espinhas. Cozinhe-o em água fervente e desfie bem. Cozinhe também as batatas, descasque-as e espreme-as em um espremedor. Junte a massa de batatas ao bacalhau. Adicione o leite, as gemas, o queijo ralado e uma colher de sopa de manteiga ou margarina derretida. Misture tudo muito bem.
Bata as claras em neve e incorpore delicadamente à mistura de batatas. Despeje em uma forma untada com manteiga ou margarina e polvilhada de farinha de rosca. Asse em forno quente. Sirva com o molho de sua preferência. Opcionalmente, pode-se misturar à massa de bacalhau ingredientes como alcaparras, azeitonas, uvas-passas e ervas frescas.


Pudim de claras




Ingredientes:

200 gramas de açúcar
08 de claras
01 colher de sopa de baunilha
Amêndoas e damasco picadas a gosto

Modo de preparo:

Faça um caramelo com o açúcar e água em uma forma própria de pudim e depois reserve. Leve ao fogo em banho-maria o açúcar, a baunilha e as claras por cerca de 10 mim, retire do fogo e bata na batedeira até que fiquem bem firme. Coloque na forma e leve ao forno em banho-maria por aproximadamente 30 min. Obs: A água tem que estar quente antes de levar ao forno.

2 comentários:

  1. Receitas deliciosas, a única que não sou muito chegada é pudim de claras, mas valeu mesmo assim!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu faço um pudim de claras bem parecido,delicioso!!

    ResponderExcluir