Gastronomia na Estante

Dica de leitura: Felipe Bronze - Cozinha Brasileira de Vanguarda

O livro Cozinha Brasileira de Vanguarda, de Felipe Bronze apresenta a essência da cultura gastronômica brasileira. O chef rompe fronteiras com sua culinária leve e descomplicada e repleta de sabores e ingredientes nativos do nosso país. Ele amplia os limites da estética gastronômica criando, com muita sensibilidade, pratos extremamente originais e refinados.


Dica de leitura: Pizza do Faustão

O livro “Pizza do Faustão” traz 51 receitas do papa da culinária italiana Massimo Ferrari e apresentação de Fausto Silva e um pouco da história desse prato tão consumido pelos brasileiros. A publicação também conta com os 14 mandamentos de uma boa pizza, com fotos incríveis que mostram o passo a passo da iguaria como Aperitivo, Clássicas, Inventadas, dos Famosos e Doces. 

O leitor terá a oportunidade de aprender a fazer a massa e o molho de tomate, básicos para que qualquer receita fique saborosa. E em um dos mandamentos, é possível encontrar todas as informações sobre o preparo da massa: ela precisa descansar por 10 minutos depois de aberta e por 5 minutos depois de assada – esse é o segredo para que a mesma fique bem crocante.


Disponível em todas as livrarias.


Claude Troisgros lança livro durante a 2º edição do Rio Gastronomia

O chef  Claude Troisgros lança o livro As melhores receitas do Que Marravilha! amanhã (17/08) às 20h na Livraria da Travessa. O evento faz parte da programação do Sabor Literário, atração do Rio Gastronomia.

Troisgros participará de um bate-papo sobre o livro e depois receberá amigos, convidados e personalidades para os autógrafos. Editado pela Globo Estilo, em parceria com o canal, o livro traz uma seleção de 42 receitas – entre entradas, pratos principais e sobremesas – preparadas ao longo das cinco temporadas do reality. O evento acontece na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon.




Dica de leitura: Sabor do Brasil

Sabor do Brasil é um livro de reportagens sobre o interior do país que desvenda o riquíssimo universo da nossa cozinha regional sob um ponto de vista contemporâneo, com receitas à base de ingredientes locais, porém trabalhadas de maneira atualizada. A obra centua a sua condição documental e uma referência para quem quiser conhecer melhor a cultura gastronômica brasileira e, ao mesmo tempo, realizar uma viagem gostosa pelo nosso país. Escrito por Alice Granato e com fotografias de Sergio Pagano, o livro já considerado uma das poucas obras gastronômicas que já reuniram tantas qualidades. 

Disponível em todas as livrarias.




O Senac Editora traz sete novidades na área de gastronomia para a  XV Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro. Os livros abordam desde a relação da comida com a História até curiosidades e truques na cozinha. A mágica na Cozinha, do chef Renato Freire (R$45,00), apresenta os fundamentos da culinária fingida, combinação de produtos e ingredientes que aparentem ser o que não são, em cerca 100 verbetes, além de detalhar 200 receitas testadas pelo chef. Em Amendoim: história, botânica e culinária, o botânico Gil Fellipe analisa a origem e os usos do amendoim, inclusive como combustível, e ainda traz receitas com a planta em diversos países.

O livro Coquetéis de Hollywood, de Tobias Steed (R$35,00) inspira-se na era de ouro de Hollywood para apresentar receitas de coquetéis clássicos. De champanhe em Casablanca a vodca martinis em O galante vagabundo, são bebidas para todas as ocasiões. O título detalha coquetéis para cada humor: sedução, celebrações animadas e momentos de reflexão e melancolia; e para cada ocasião: conversas íntimas, festas badaladas e jantares de gala glamorosos. Há também dicas para cuidar da famosa ressaca.

O Senac Editoras estará com estande único até o dia 11 de setembro na XV Bienal Internacional do Livro no Rio Centro.

O selo é referência no setor, com 51 prêmios Gourmand Cookbook e cerca de 180 títulos em catálogo. Os livros de gastronomia do selo já venderam mais de 800 mil exemplares, apresentando um crescimento de 113,51% no ano passado. Para 2011, o número de títulos publicados na área deve crescer 50% em relação ao ano anterior.




Dica de leitura: Espaguete - 130 receitas


O livro Espaguete possui 130 receitas de todas as regiões da Itália e ilustrado com fotos que são de dar água na boca e distribuídas em 320 páginas. Traduzido da autora italiana Carla Bardi, a edição é dividida em cinco seções que levam os nomes dos principais ingredientes utilizados nas receitas; Ervas Frescas, Flores e Frutas; Legumes; Ovos, Cremes e Queijos; Frutos do Mar; e Carnes

No Espaguete, os leitores gourmets encontrarão deliciosas formas de preparar receitas caseiras da massa, como aquela acompanhada de almôndegas ao molho de cebolas e tomates. O livro também traz receitas exóticas, como espaguete com pétalas de rosas vermelhas e girassol ao molho pesto e vinho branco, o cremoso liguine à carbonara, com camarão, rúcula e pimenta chilli, uma apresentação de ervas e temperos, dicas de preparo e índice detalhado ideal para os amantes da gastronomia.

Disponível em todas as livrarias.