sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Com vocês, o Manjericão!



Ela pode até não ser carioca, mas certamente tempera delícias dos mais diversos sabores da cidade maravilhosa. A conversa hoje na cozinha do Sabores é sobre uma erva chamada manjericão, e suas propriedades, aroma e utilidades. E olha, que são muitas...

Para começo de bate papo, ela vai bem, acredite, até num churrasco... O quê? Nunca experimentou temperar aquela picanha suculenta com folhas de manjericão? Você não sabe o que está perdendo.  Numa pizza Margherita com certeza ele realça o seu sabor.  Mas vai muito bem obrigado também naquela costelinha com agrião, no molho da panqueca, na macarronada de domingo e até no franguinho ensopado da vovó. É isso! O manjericão e sua suavidade faz lembrar a infância, o tempero da comidinha da mãe... O fato é que a folha de manjericão é muito requisitada tanto no nosso dia a dia quanto na mais sofisticada cozinha do mais renomado chef do mundo.

Típica da Itália, a erva de belas folhas esverdeadas (a coloração mais conhecida, já que as folhas avermelhadas são uma raridade) é ingrediente essencial para a elaboração do molho pesto, e chama atenção a quantidade de propriedades que possui e o bem que faz à saúde.

 Os compostos antioxidantes das folhas de manjericão protegem as células que revestem as estruturas do corpo. As folhinhas também possuem propriedades antissépticas e diuréticas, além de serem um poderoso expectorante e auxiliarem no tratamento de gastrites, colesterol alto e problemas digestivos. Mas não há como negar. O que fascina é o aroma inconfundível...

Há diferentes espécies e variedades de manjericão, classificadas em função do aroma e do porte. Algumas podem ter um aroma mais doce ou mais puxado para o limão; podem ser mais ou menos largas; esverdeadas ou avermelhadas, como já vimos. Mas, sempre maravilhosamente aromáticas!

Para o plantio, as mudas podem ser formadas a partir de sementes ou estacas herbáceas de ponteiros de plantas matrizes. Deve ser plantado em setembro, no início da primavera, logo após as primeiras chuvas. Algumas variedades são muito sensíveis e não se adaptam muito bem em locais de clima frio. Temperamental, sem trocadilhos, o manjericão é exigente, e precisa de água e fertilização constante quando se deseja cortes sucessivos da planta.  

No Brasil, o manjericão é cultivado principalmente por pequenos produtores para a comercialização de suas folhas frescas ou secas, como aromatizante ou como condimento. Também é muito utilizado para a obtenção de óleo essencial, fundamental na indústria de perfumaria, de alimentos e bebidas. A nobre erva pode até não ter mil e uma, mas tem muitas utilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário