terça-feira, 14 de maio de 2013

Tem cheiro de alecrim no ar



Ele veio do Mediterrâneo, aportou nas terras brasileiras e conquistou seu espaço na mesa dos cariocas. Puxe uma cadeira, bem à vontade, e sirva-se de um cafezinho... Hoje a prosa é sobre o alecrim e tenho certeza que você vai adorar. 

Tão apreciado pelos italianos, o raminho é responsável pelo aroma de diversos pratos das mais diferentes culinárias. Casa bem no preparo de aves, carneiro, cabrito e também vitelo. Até mesmo no churrasco de domingo, sabia? Já experimentou espalhar suas folhas sobre as brasas? Não? Então não sabe o que está perdendo. Seco ou fresco, ele dá um perfume todo especial ao preparo. 

O alecrim também dá um sabor especial a molhos, sopas, cozidos e omeletes: uma bela pedida nessa época do ano. 

Além de ser um importante ingrediente na culinária mundial, possui propriedades terapêuticas interessantes. Funciona como relaxante muscular e ainda fortalece o coração. Segundo alguns cientistas, os ramos do alecrim deveriam ser pendurados em ambientes onde crianças realizam suas atividades escolares para estimular a memória e criatividade dos pequenos.

Virtudes aromáticas e medicinais à parte, o alecrim é considerado o emblema do amor, símbolo da saudade e uma planta mágica contra mau-olhado. Na Igreja Ortodoxa, até hoje se utiliza seu óleo para unção. Na indústria cosmética, o alecrim é adstringente, anticaspa, anti-séptico, cicatrizante, anti-inflamatório, vasoprotetor, suavizante, cito-estimulante e um excelente fortificante para os cabelos e para a pele. Versátil, dá para perceber que o alecrim joga em todas as posições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário