segunda-feira, 24 de junho de 2013

Sabores de inverno


Fim de tarde. Noite chegando... Friozinho gostoso... O bolo de fubá está saindo do forno e o aroma do cafezinho, coado no coador de pano, não deixa dúvidas: o nosso papo de cozinha de hoje é sobre as delícias de inverno.

A estação do charme e da elegância é também a do prazer à mesa. É a época de se deliciar com iguarias mais encorpadas e de sabor forte. Para começar bem, podemos falar sobre os caldos e as sopas que lembram as receitas da vovó, como a sopa de cebola e o tradicional caldo verde, sem esquecer da saborosa sopa de mandioquinha.

E os risotos? Humm... Verdadeiros deleites, e olha que há opções para todos os gostos: camarão, frango, pimentões, shitake, peito de peru, aspargos, entre outros. Outras saborosas sugestões são o strogonofe e o bobó de camarão. Para os apaixonados por carne vermelha, um lagarto assado ao molho de cerveja ou um lombo de porco com batatas vai bem.

Na hora do happy hour, pizza. A redondinha é uma sugestão quentinha para os dias de temperatura amena. Entre os clássicos, portuguesa, quatro queijos e pepperoni. Os sabores mais exóticos também fazem parte do menu, como as de hot dog, feijoada e até de sushi!

Ao receber os amigos, ou na hora de preparar um jantar para aquela pessoa especial, que tal um bom fondue? De origem suíça, o prato é tradicionalmente feito de queijo, mas hoje já é possível preparar receitas com carne e frango. Para adoçar o paladar, as opções doces como chocolate, frutas e marshmallow.

E para acompanhar os pratos típicos de inverno, nada melhor que um delicioso vinho, que deve ser servido, sempre, na temperatura ambiente, no máximo em 19°. Uma dica para harmonizar com o fondue, são os brancos. Já para as carnes vermelhas, um tinto seco é uma boa pedida. Encerrando a mesa, um delicioso vinho do Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário