segunda-feira, 1 de outubro de 2012

As delícias e os benefícios
 do alho-poró


Com sabor requintado, mas de fácil preparo, o alho-poró é estrela de diversas receitas. De origem egípcia, a hortaliça de folhas longas e suculentas possui inúmeras propriedades nutritivas, além é claro do toque especial que dá aos mais variados pratos.



Suave e adocicado, ele é muito utilizado nas culinárias, francesa e japonesa, e pode ser preparado inteiro ou cortado em fatias; cru, assado ou cozido. É uma saborosa opção para recheios de quiches e para risotos. Ao acompanhar carnes brancas, como peixes e frangos, a pedida é o vinagrete de alho-poró. Suas folhas verdes também são ideais para sopas e molhos temperados.

Rico em fibras, potássio, magnésio, ferro, cálcio e vitaminas B e C, o vegetal também faz muito bem a saúde, combatendo gripes e prevenindo contra problemas de pressão alta, arteriosclerose e infecções respiratórias. É tamanha a sua importância que algumas fazendas passaram a cultivá-lo inclusive sem o uso de agrotóxicos.

O alho-poró é também reconhecido como uma das plantas-símbolo do País de Gales, onde teve seu consumo popularizado, para ser hoje facilmente encontrado no mundo inteiro, inclusive no Brasil.

A iguaria pertence à família da cebola e do alho e possui um histórico invejável de mais de cinco mil anos, tendo sido citada até mesmo na bíblia, numa passagem na qual era mencionada a falta que fazia aos judeus que atravessavam o deserto. Outra personalidade histórica que o consumia era Nero. O Imperador costumava degustar o alho-poró alguns dias do mês para manter a voz nos festivais de canto da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário